SIM, uma obra passou pelo Brasil em 2006! Foi só uminha, mas já dá pra se aproximar um pouquinho mais desse artista tão fascinante!
"Uma das mais emblemáticas obras do Impressionismo, O artista, de Manet, segue em cartaz desde 28 de novembro" no MASP (Museu de Arte de São Paulo), "integrando o programa Obra em Contexto, iniciado em outubro com a série de quatro telas de Paul Cézanne, ainda em exibição no museu.
A tela O artista – Retrato de Marcellin Desboutin (1875), na qual Edouard Manet representa um amigo que viveu entre 1823-1902, é apresentada ao lado de reproduções Desboutin gravando com Vicomte Lepic (1876), de Edgar Degas; Auto-retrato: homem com cachimbo (1849), de Courbet; e Retrato do Conde-Duque de Olivares (1624), de Diego Velazquez; obras que ampliam a esfera de compreensão do quadro de Manet. A obra retorna ao Masp depois de participar da exposição 'Rebeldes e mártires: A imagem do artista no século 19', realizada de junho a agosto na National Gallery, Londres, onde foi restaurada e recebeu nova moldura.
Segundo o próprio Manet, o retrato de Desboutin sintetizava 'toda uma época', expressão que conseguiu pintando, ainda em suas palavras, apenas 'a mais extraordinária personalidade do bairro'. Com esta tela, Manet confirmava sua adesão à Nova Pintura que surgia, o impressionismo, praticada pelo grupo de artistas que incluía o retratado.
A tela foi uma das duas obras enviadas por Manet para o Salão de 1876, onde foram vetadas. Chocado com a rejeição, Manet decidiu mostrá-las em seu ateliê – o salão de um recusado. Um crítico da época disse que esta 'teria sido uma das telas mais fortes do Salão'."
O Artista, Edouard Manet
Um comentário:
Achei muito interessante a parte gráfica desse blog, com direto e uma logomarca. E ao tratar a respeito de apenas uma obra vocês conseguiram colocar mais material que muita gente falando de apenas um artista. Sem contar osa diferentes pontos de vista sobre a obra como o poeminha(emoção) e dados técnicos(objetividade)
Vocês estão de parabens.
Postar um comentário