Pois é! Alguém visitou o Courtauld Institute e FILMOU nossa querida obra, ao vivo! Não é possível incorporar o vídeo ao post, pois o usuário que o postou no Youtube desabilitou esta opção. Bom, de qualquer forma, vocês têm o link para assistir quando quiserem, diretamente do Youtube, logo aqui:
Encontramos o local onde "Um Bar no Folies-Bergère" se encontra atualmente. Demos uma olhadinha no site, e tem bastante coisa interessante por lá. Dêem uma conferida (dica: não deixe de checar TODA a sessão "Galleries"), o site está em inglês mas dá para ter uma idéia!http://www.courtauld.ac.uk/index.html Abaixo a "auto-descrição", que aparece logo na página inicial do site... após navegarmos bastante por lá, concordamos totalmente com o que disseram! Fica aqui a mensagem, em inglês e português (traduzida por nós), para te instigar a visitar a página! :)
THE COURTAULD IS A VIBRANT INTERNATIONAL CENTRE for the study of the history of art and conservation and is also home to one of the finest small art museums in the world.
O COURTAULD É UM VIBRANTE CENTRO INTERNACIONAL para o estudo da história da arte e da conservação e é também lar de um dos melhores pequenos museus de arte do mundo.
Traduzimos um texto que encontramos com mais algumas curiosidades sobre o artista. Abaixo o original e a tradução.
French painter and printmaker who in his own work accomplished the transition from the realism of Gustave Courbet to Impressionism. (...) Exhibited in 1863 at the Salon des Refusés, his Le Déjeuner Sur L'herbe ("Luncheon on the Grass") aroused the hostility of the critics and the enthusiasm of a group of young painters who later formed the nucleus of the Impressionists. His other notable works include Olympia (1863) and A Bar at the Folies-Bergère (1882).
Pintor francês e gravador que em seu próprio trabalho realizou a transição entre o Realismo de Gustave Courbet (clique para saber mais sobre este artista) e o Impressionismo. (...) Exibiu em 1863, no Salon Des Refusés, o Le Déjeuner Sur L'herbe ("Almoço Sobre a Relva"). Suscitou a hostilidade dos críticos e do entusiasmo de um grupo de jovens pintores que mais tarde formou o núcleo dos impressionistas. Suas outras obras notáveis incluem Olympia (1863) e A Bar At The Folies-Bergère (1882).
"Nascido em uma família burguesa, Manet cresceu com todos os privilégios de boa saúde e educação, mas escolheu tornar-se um artista em vez de seguir os passos do pai e do avô no Direito.
Ainda jovem, tentando a carreira naval, embarcou em um navio mercante para uma viagem ao Brasil, retornando após alguns meses. Mas entre 1850 e 1856 passa a estudar no ateliê de Thomas Couture. Não se submetendo ao ensino acadêmico, contudo, prefere freqüentar os museus, viajando pela Itália, Áustria, Alemanha, Bélgica e Holanda.
Os anos seguintes foram de luta persistente para ser admitido no Salão(exposição anual de obras de arte selecionadas pela crítica). A batalha contra a crítica oficial e as convenções do seu tempo é a própria vida de Manet, que só encontrou receptividade entre os impressionistas.
Manet pode ser considerado como o último representante da tradição e o primeiro entre os modernos na pintura francesa. Pertence à tradição pelo seu apego aos mestres do passado, cuja lição recria em várias obras, e também pela insistência em procurar o reconhecimento oficial. E é o primeiro entre os modernos por exprimir uma nova concepção da realidade e de sua representação por meio da arte. (...)"
O vídeo postado pelo professor Wagner no blog dele foi escolhido para fazermos comentários e responder as perguntas por ele propostas. Então vamos lá!
A CONSTRUÇÃO DO CORPO DRAMÁTICO O teatro teve origem na Grécia como forma de poesia coral, num espaço onde o público se postava em torno da representação de forma circular como acontece até hoje, espontaneamente, diante de um acontecimento inusitado. Define-se como espaço cênico o espaço onde acontecem as ações dramáticas, sendo o espaço da representação ao centro e o espaço do público ao redor; esta relação é que define a participação do público como contemplativa ou participativa, determinando as concepções do espaço cênico.1)
1) Com base na cena apresentada e no texto acima, descreva o espaço cênico. R- O espaço cênico é característico de acordo com a época em que a peça representou. Conta com uma faixa que acredito ter mais de 4m ilustrando, provavelmente, uma casa da época. No palco em si, existem alguns objetos "flutuantes". Cadeiras e mesas ajudam os atores a contracenarem melhor e com mais realidade. Espaços escuros nas laterais. E um chão característico também.
2) Sabendo-se que o movimento expressivo é o elemento que dá vida à personagem e à ação dramática, transmitindo emoções de acordo com o sentido em que se realiza, procure observar o movimento destas personagens no espaço cênico classificando-as: R- Utilizando mais a parte superior do corpo em certa parte e outra a parte inferior. Dificilmente eles utilizam (utilizavam) as duas partes ao mesmo tempo. Lados direitos e/ou esquerdos. Dificilmente ou só alguns personagens exclusivos se utilizavam de gestos simétricos. Alguns personagens se utilizavam do espaço fazendo zig-zag, mas na maioria seria em linhas retas. Gestos rápidos e exagerados.
É isso :) Esperamos que a gente tenha feito certinho.